PEMEI

 

 

Planeamento e Execução da Manutenção de Equipamentos Informáticos

.

Docente: Prof. Fernando Barbosa

 

 

Objectivo:Pretende-se c/ a disciplina preparar os alunos c/ conhecimentos, métodos e técnicas p/ a execução da manutenção dos equipamentos informáticos.

 

O que mais gostei de saber:

 

Havia um computador fixo e o objectivo era fazer a ligaçao dos diferentes discos rigidos ao computador.
Ligamos o coputador e clicamos no meno iniciar para irmos ao gestor de dispositivos ver se o computador reconhecia o primeiro disco (IDE).
Repetimos o mesmo precesso com o segundo disco (SATA) e correspondeu da mesma maneira.
existe mais que um tipo de disco, mas podemos ligar ambos, de maneiras diferentes.

 

 

 

 

1.disco rígido (IDE)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.DISCO RÍGIDO (SATA)

 

 

 

 

 

 

 

 




Software do disco rigido:

  1. Software de Recuperação do Disco Rígido Undelete Plus: q É uma pequena e eficiente ferramenta para a recuperação de dados, mesmo aqueles que foram removidos da reciclagem. A compatibilidade doprograma inclui desde os sistemas de arquivos mais antigos até os mais actuais como o FAT12, FAT16, FAT32, NTFS, NTFS5. q Nesta ferramenta é altamente recomendado que o directório de destino seja em um drive diferente da unidade em verificação, pois um arquivo recuperado para a mesma unidade, pode subscrever um 13 outro, impedindo que este seja restaurado.
  2. Imagens 14
  3. Software de Recuperação do Disco Rígido Soft Perfect File Recovery: q Com este aplicativo fácil de usar e gratuito, pode ter sua segunda oportunidade de recuperar, com apenas alguns cliques, o arquivo que demorou meses para ser concluído. SoftPerfect File Recovery tem a capacidade de recuperar arquivos de mídias como discos rígidos, disquetes, drives de memória flash e outras mídias de armazenamento. q Dá suporte aos sistemas de arquivos FAT12, FAT16, FAT32, NTFS e NTFS5 e não requer instalação. 15
  4. Imagens 16
  5. Software de Recuperação do Disco Rígido Test Disk: q O programa é adequado tanto para experientes, quanto para iniciantes. Ele é capaz de recuperar a tabela de partições inteira que foram apagadas por vírus, acidentalmente ou por programas ineficientes. Restaura cópias de segurança realizadas previamente. BSD Partições XFS, SGIs Journaled (FreeBSD/OpenBS criptografadas Linux File System; D/NetBSD); LUKS; Sistemas de CramFS, Linux RAID md ReiserFS 3.5, 3.6 e 4; Arquivos Compressed File 0.9/1.0/1.1/1.2; Suportado System; s DOS/Windows Linux Swap (versões 1 Sun Solaris i386; FAT12, FAT16 e e 2); FAT32; HFS, HFS+ e LVM e LVM2, Linux Novell Storage HFSX, Hierarchical Logical Volume Services, NSS; 17 File System; Manager;
  6. Imagens 18
  7. Software de Recuperação do Disco Rígido Recuva: q O funcionamento desse tipo de programa é muito simples, ao deletar um arquivo, envia a seguinte informação para o seu computador: “este espaço do discorígido poderá ser usado se necessário”. Portanto o arquivo continua ali até que algum outro ocupe seu espaço. O Recuva recupera apenas os arquivos que ainda não foram sobrescritos por outros dados quaisquer. q Pode acontecer de um arquivo ter sido parcialmente sobrescrito e, nesse caso, ao efectuar sua recuperação ele virá com defeito. 19 q O próprio software indica as chances de que o arquivo


Impressora Matriciais:

  1. Mantenha sua impressora limpa, lubrificada e regulada. Conserve seu equipamento para mantê-lo funcionando adequadamente e prolongar sua vida útil.
  2. Recomendamos o uso de fitas de boa qualidade, isso permite maior durabilidade da cabeça de impressão e do mecanismo de tração da fita.
  3. Regule a aproximação da cabeça de impressão no valor 1 para formulário de uma via, 2 para duas vias, 3 para três vias e assim sucessivamente. À medida que a fita for se desgastando não aproxime a cabeça de impressão para valores menores que 1, isso provoca um desgaste maior da cabeça de impressão.

 


Impressora Jato Tinta:

 


Substituição do tinteiro:

 

Substituição do cartucho jato de tinta é geralmente um caso simples, requerendo a abertura da porta de serviço da impressora, removendo o cartucho de tinta gasta, e substituindo-o por um novo. Há também técnicas para recarga de cartuchos de tinta gasta, embora a probabilidade de sucesso depende de sua impressora específica e procedimento de recarga.

Em jato de tinta de cor, é vantajoso para imprimir com uma impressora que utiliza cartuchos separados para as três tintas de cores primárias (ciano, magenta, amarelo), ao contrário de uma mais geral "black" cartucho "cor" e. Caso contrário, você pode acabar a necessidade de substituir um cartucho de três cores inteiro porque apenas uma cor foi atropelado


Limpeza da cabeça da impressora:

Para limpar sua cabeça de impressão, você pode usar tanto álcool isopropílico ou água simplesmente apenas quente. Então, qual é o seu cabeça de impressão?A cabeça de impressão é o dispositivo que pulveriza as gotículas de tinta sobre o papel. Poderia ser qualquer parte do cartucho de tinta em si ou que figura como parte da impressora. Para identificar a cabeça de impressão, remova o cartucho, vire-o e veja se existem fendas finas em uma placa cor de cobre com um strip eletrônica.


Limpeza da impressora:

Iniciar o processo pelo primeiro desligar a impressora. Espere até ter certeza de que todas as peças têm parado de se mover e que a luz de energia está definitivamente fora. Algumas impressoras podem ter um momento ou dois para encerrar assim não agem muito rapidamente.

A primeira tarefa é limpar a parte externa da impressora. Isto deve ser feito com um pano seco que não tem fiapo nele. Limpe toda a superfície externa e não se esqueça de remover qualquer bandejas para que você possa alcançar todas as áreas.

A próxima tarefa é limpar o interior da impressora. Você precisa primeiro abrir o painel usado para acessar a de tinta cartuchos jato. Novamente com um pano seco ou um espanador de ar retire a poeira, sujeira e qualquer pedaço de Papel que pode ter pego. Se você pode ver todos os pontos de tinta, em seguida, certifique-se de limpar esses up também. Você precisa tomar cuidado extra para que você não possa fazer contato com qualquer um dos circuitos ou outros componentes eletrônicos.


Impressoras a laser:

Manutençao:

 

Para limpar a parte interna da impressora, use um pano seco sem pêlos, como um pano para lente. Usar um aspirador de computador para limpar a área do cartucho pode causar danos. Por isso, use apenas um pano. Cuidado para não tocar no rolo de transferência (o rolo de esponja preta abaixo do cartucho). O óleo da pele pode causar problemas de qualidade de impressão.

 

Ao remover o cartucho de toner para limpar a área do cartucho, não deixe o cartucho exposto à luz ou ele será danificado. Se cair toner na sua roupa, remova-o com um pano seco e lave a roupa em água fria. A água quente pode manchar a roupa com o toner.


troca do tones:

A recarga de toners para impressoras laser é o ato ou operação de colocar toner no cartucho, procedimento este realizado por um profissional. No caso do toner, a recarga pura e simples através de furos no reservatório de toner como era feita nos primeiros cartuchos não efetua a remoção do dos residuos detoner (lixo), o que acarreta no seu trasbordamento após algum tempo de uso e causa imensos transtornos. Além disto ao efetuar-se uma simples recarga não são limpos os contatos internos nem substituídas as peças danificadas causando possíveis problemas a curto ou médio prazo durante o uso do cartucho.

A recarga de toners para impressoras laser é uma parte do processo de remanufatura que consiste em colocar o toner no cartucho.

A remanufatura de toners para impressoras laser é um processo exclusivamente manual que consiste de 10 etapas que não podem ser negligenciadas.

  1. Teste de impressão prévio e analise.
  2. Abertura do cartucho.
  3. Desmontagem das peças.
  4. Limpeza de resíduos de toner antigo.
  5. Limpeza de contatos.
  6. Limpeza de peças.
  7. Avaliação das peças e substituição se necessário.
  8. Recarga de toner.
  9. Remontagem.
  10. Teste de impressão.

 



História do teclado 

 

Sistemas de cartões perfurados similares foram ligados a máquinas de escrever como teclados, isso facilitava a entrada de dados numéricos. Desta maneira o sistema de cartão perfurado, junto com as perfuradoras, eram a base das máquinas de calcular que a IBM estava vendendo a mais de um milhão de unidades em 1931. Deste modo o que predominou na segunda guerra foram essas tecnologias.

 

A segunda grande guerra ajudou na criação de computadores para quebrar códigos de mensagens crptografadas de guerra fazendo cálculos realmente rápidos para sua época. Mesmo antes da guerra algumas companhias como a Bell Laboratories começavam a trabalhar com computadores. Em setembro de 1940 G.R. Stibitiz demonstrou o MODEL 1 que utilizava uma entrada de teclado do teletipo. Essa demonstração foi única porque foi feita através de linhas telefônicas, algo que não seria repetido por mais de uma década.


Entretanto o próximo marco milionário foi o desenvolvimento do computador ENIAC em 1946. Esse computador utilizava um leitor de cartão perfurado que era lido pelo ENIAC. Essa máquina foi seguida pelo BINAC em 1948 que utilizava um teclado de máquina de escrever que escrevia dados diretamente nas fitas magnéticas. A fita era lida pelo ENIAC e os cálculos eram feitos e depois os dados saiam em uma máquina de escrever eletromecânica. Esses modos de operação eram conhecidos como modo de grupo, onde as coisas eram feitas uma de cada vez.

Manutenção e limpeza

A limpeza do teclado poderá ser executada com bastante rapidez. Recomendamos executar as seguintes ações antes de iniciar a máquina ou após desligá-la completamente no final do dia.

  1. Sobre uma lixeira, vire o teclado e cuidadosamente agite-o para permitir que quaisquer partículas contaminantes grandes se soltem.
  2. Utilize um frasco de ar comprimido (freqüentemente encontrado em lojas de suprimentos de escritório), para dirigir jatos de ar diretamente nas teclas e eliminar resíduos de poeira e outros contaminantes.
  3. Utilize um pano ligeiramente umedecido para limpar o teclado, inclusive as teclas e outras superfícies de contato.